Inicio     Localização      Apartamentos & Preços    Contatos    Comentários      Açores      Atividades  

Mergulho.Todas as fotos, videos e textos são da minha autoria e representam a minha experiencia e observações em mais de 800 mergulhos feitos. 

Os conteúdos desta pagina, em todas as formas de apresentação, não poderão ser interpretados como geradores de qualquer garantia ou outro tipo de obrigação.

Especies 

Neste espaço vou por fotos e respectiva identificação das especies que se encontra regularmente no nossos mergulhos.

Atenção, nada de nomes cientificos nem "palavrões" em latim. Vou utilizar somente os nomes comuns.

Mero
Mero: Será o peixe mais emblematico do mergulho nos Açores

 

Peixe porco
Peixe Porco: Eles recebem esse nome devido ao som que emitem ao serem removidos da água, se parecendo muito com um porco.
Têm uma boca forte com oito dentes grandes e muito afiados em cada maxilar, são muito agressivos. Não fogem dos mergulhadores podendo por vezes ser inconvenientes.

 

Jamanta

Jamanta:  Tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa sem espinho e pode atingir oito metros de envergadura e mais de duas toneladas de peso. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos.

O seu avistamento é muito comum na Ilha de Santa Maria e Ilhéus das Formigas, na ilha de São Miguel o sitio mais provável de ver jamantas é na parte Oeste da ilha em baixios como Sabrina e Lourenços.

Peixe Rei:

 

Anthia ou Peixe Canário: Permanece escondido em buracos e fendas de rochas durante do dia, saindo à noite para procurar alimento na coluna de água.
Embora ocorram até aos 200 m de profundidade, são mais comuns em zonas costeiras e em montes submarinos com profundidades entre os 20 e os 50m.

 

Polvo:

 

 Bicuda: 

Moreia Vibora:

 

Lirio:

 

Enchareu: 

Viola: 

Santola: 

Nudiobranco: 

Camarão: 

Congro: 

Garoupa:

 

Ratão: 

Castanheta: 

Lagosta: 

Rocaz: o rocaz vive sobre fundos rochosos à volta das ilhas preferencialmente entre os 10 e os 100 m de profundidade.

o tamanho máximo registado para a espécie é de 50 cm (3 kg). A idade máxima registada para a espécie é de 8 anos.

Cavaco: 

Veja: 

 

Salmonete: o salmonete encontra-se no litoral das ilhas sobre fundos de areia e mistos, podendo atingir os 100 m de profundidade.

o tamanho máximo registado para a espécie é de 40 cm (1 kg). A idade máxima registada para a espécie é de 10 anos.

Casa alugada: 

Bodião vermelho: 

Estrela do mar: 

 Abrotea: Espécie demersal, bentopelágica não migratória marinha, com ocorrência no Atlântico Nordeste desde o Golfo da Biscaia até Cabo Verde, assim como no Mar Mediterrâneo e Adriático, em fundos rochosos ou lamacentos. É uma espécie muito comum nos Açores, Madeira e Mediterrâneo mais propriamente na costa italiana. A distribuição vertical desta espécie é de 0-300 metros de profundidade, podendo ocorrer ocasionalmente a profundidades superiores.a: