Inicio     Localização      Apartamentos & Preços    Contatos    Comentários      Açores      Atividades  

Mergulho.Todas as fotos, videos e textos são da minha autoria e representam a minha experiencia e observações em mais de 900 mergulhos feitos. 

Os conteúdos desta pagina, em todas as formas de apresentação, não poderão ser interpretados como geradores de qualquer garantia ou outro tipo de obrigação.

mergulho nas formigas açores

 O clima dos Açores é temperado, com temperaturas medias entre 14ºc no Inverno e 24ºc no Verão. O mar mantem temperaturas entre 16ºc e 24ºc devido à influencia da corrente do golfo. 

Os mergulhos são muito variados, havendo sempre spots para todas as certificações e gostos. Pode-se praticar todo o ano, sendo a melhor altura de Junho a Novembro. 

Visibilidade é boa todo o Ano, chegando por vezes a mais de 30 metros, um dia de má visibilidade  fica-se pelos 10 metros.



























 

 Os mergulhos são muito variados, havendo sempre spots para todas as certificações e gostos.

Pode-se praticar todo o ano, sendo a melhor altura de Junho a Novembro. Se pudesse escolher um só mês, escolhia Setembro ( melhor temperatura e maiores visibilidades).

Temperatura da agua varia entre 16cº no Inverno  a 24cº no Verão.

Visibilidade é boa todo o Ano, chegando por vezes a mais de 30 metros, um dia de má visibilidade  fica-se pelos 10 metros.

A vida marinha é variada e abundante, havendo infelizmente algumas zonas lindíssimas de formação rochosa mas com pouca vida por causa do esforço de pesca.

O mergulho nos Açores tem capacidades para se afirmar como um dos destinos melhores do mundo, muita promoção tem sido feita mas cabe a todos nós preservar este tesouro subaquático.

Poucas experiências se podem comparar à emoção de mergulhar 

Se pretendo viajar a São Miguel para fazer mergulho tenho todo o gosto em ajudar no que precisar.

Sou mergulhador experiente e bom conhecedor das nossas águas. O mergulho é a minha paixão e sempre que possível gosto de compartilhar este mundo incrível.

Curiosidade sobre os mergulhos que faço Dive Açores

Ilhéu das Formigas e Dollabarat : Mergulho de excelência e diferentes em tudo.

A visibilidade é extraordinária e a vida é abundante, pode ser o mergulho da sua vida.

Se está preparado para emoções fortes, isto é para si.

Muitos são os mergulhos que me deixaram boas recordações. Os spots com características tão diferentes uns dos outros proporcionam  igualmente experiências  enriquecedoras.

Mencione alguns locais de mergulho:  Formigas e Dollabarat, Dori, Lourenços, Baixa das Coroas, Arcos do cruzeiro, Baixa água de Pau, Arcos do hotel, Baixa da Sardinha, Ilhéu da Vila Franca, Ancoras, Baixa Rosto Preto, Cabeços dentro e fora do Ilhéu da Vila, Baixa da Sineira, baixa do Frade, Amora, Pedras Virgens, Lobeira, etc.

A 16 Janeiro 1964 afundou a 800 metros da costa , a 20 metros de profundidade máxima o cargueiro " Dóri " que foi um dos Liberty Ships da Segunda Guerra Mundial.  

Naufrágio " Dóri " foi recentemente classificado como parque arqueológico visitável. Este local de mergulho é uns dos mais visitados dos Açores.

 Ao longo de todo o mergulho somos acompanhados por diversos cardumes e por entre os destroços pode se encontrar muitas surpresas.

Segurança

Em São Miguel existe uma câmara hiperbárica considerada uma das mais avançadas da Europa, sendo um grande apoio à actividade de mergulho nos Açores.

Todos os centros de mergulho nos Açores cumprem e faz cumprir todas as regras de segurança.

A prática do mergulho autónomo não está isenta de riscos, no entanto se seguirmos as regras básicas do mergulho, esse risco é drasticamente reduzido. 


 O mergulho com tubarões, nas águas atlânticas dos Açores, está a atrair cada vez mais turistas à região. Só no último ano, o aumento foi na ordem dos 30 a 40 por cento gerando receitas, diretas e indiretas, na ordem dos dois milhões de euros. Nas ilhas do Pico e do Faial já há quatro empresas a dedicarem-se a este exclusivo, corajoso e elitista desporto, que atrai principalmente turistas alemães, austríacos, suíços, belgas e russos.

Para os portugueses este é ainda um segredo por desvendar, se bem que a procura desta atividade tem vindo a aumentar também entre os nacionais. A tradicional observação de baleias, imagem de marca da região, está a perder clientes para esta nova atividade, mais radical e única. Os grandes especialistas dizem que, devido à beleza natural do fundo do oceano na região e às espécies que por ali passam, este é, provavelmente, o melhor local no mundo para mergulhar com tubarões.

Nos montes submarinos da região a espécie mais abundante e mais fácil de encontrar são os tubarões azuis. Estes animais podem alcançar até quatro metros de comprimento e alimentam-se essencialmente de lulas e pequenos peixes, sendo possíveis de encontrar à superfície ou até uma profundidade máxima de 150 metros. São os mais pequenos dos chamados “Grandes Tubarões” e não representam grande perigo para o homem.